Glossário Conceitos da Sustentabilidade
Compostagem? 5 R’s? Biodegradável?
Aqui você encontra termos e conceitos explicados de forma simples e direta.
5R
Recusar, reduzir, reutilizar, reciclar e compostar (root em inglês). Adeptos do movimento desperdício zero priorizam seguir essa ordem para consumir menos, de forma mais consciente e gerar menos descartes no dia a dia.
Aquecimento global
Ocorre de forma natural, quando os gases na atmosfera prendem o calor do sol, permitindo o aquecimento da Terra (algo fundamental para a vida). Porém, eles também evitam que o calor escape de volta para o espaço. O perigo está no rápido aumento de gases de efeito estufa, devido às atividades humanas modernas, baseadas na queima de combustíveis fósseis, desmatamento, agricultura intensiva etc. que intensificam o efeito de aquecimento.
Aterro sanitário
Uma área de terreno que é utilizada para despejar lixo que vem a ser aterrado depois, seja com areia ou outro tipo de material. Existem diversos tipos de aterros como aterro biológico, controlado etc.
Bio Capacidade
É a relação entre o uso de recursos naturais pelos seres humanos e sua produção de lixo e gases de efeito estufa com a velocidade de reposição do planeta. Ou seja, a quantidade de resíduos e gases de efeito estufa que a sociedade produz em relação aos limites de quanto o planeta consegue absorver e transformar em recursos ao longo do tempo. Um importante conceito que se refere ao quanto o nosso planeta consegue suportar as atividades humanas.
Biodegradável
Processo natural de decomposição pela ação de agentes biológicos como microrganismos. Para isso certas condições, como a presença de oxigênio, são imprescindíveis. O processo de decomposição ideal resulta em elementos naturais como dióxido de carbono e vapor d’água, sem liberar toxinas e tais componentes podem se reintegrar à terra. O tempo de biodegradação de cada item varia em dias, meses ou anos.
Biosfera
A biosfera é composta pelas partes da Terra onde existe vida. Os cientistas descrevem a Terra em termos de esferas. A camada de superfície sólida da Terra é a litosfera. A atmosfera é a camada de ar que se estende acima da litosfera. A água da Terra – na superfície, no solo e no ar – constitui a hidrosfera.
Camada de ozônio
Parte fina da atmosfera terrestre que absorve quase toda a luz ultravioleta prejudicial do sol. O ozônio é bom em capturar um tipo de radiação chamada radiação ultravioleta, ou luz ultravioleta, que pode penetrar nas camadas protetoras dos organismos, como a pele, danificando as moléculas de DNA em plantas e animais. Produtos químicos chamados clorofluorcarbonetos (CFCs) são a razão de termos uma camada de ozônio cada vez mais fina.
clorofluorcarboneto (CFCs)
Os CFCs estão por toda parte, principalmente em refrigerantes, desodorantes em aerosol, gases de refrigeração de ar condicionado ou geladeira e produtos plásticos. Estão na forma de aerossóis e gases. Eles corroem a camada de ozônio assim que chegam à estratosfera.
CO2
Dióxido de carbono ocorre de várias formas naturais como nos processos de decomposição de matéria orgânica. Ocorre muito velozmente de em grandes volumes através da queima de combustíveis fósseis, resíduos sólidos etc. e também como resultado de certas reações químicas (fabricação de cimento). CO2 é removido da atmosfera por exemplo através de plantas como parte do ciclo biológico do carbono.
Combustíveis fósseis
Liberam energia na combustão e contêm altas porcentagens de carbono. São eles petróleo, carvão e gás natural. São formados por processos naturais de milhões de anos, como a decomposição de organismos mortos enterrados.
Compostagem
É a reciclagem da matéria orgânica, ou a transformação de resíduo orgânico (como sobras de alimento) em adubo. Se baseia em um sistema controlado de decomposição que combina a ação de macro ou micro organismos. Resulta em composto orgânico ou húmus de minhoca. Existem diversas técnicas diferentes.
Compostagem seca
Técnica de compostagem onde microrganismos dentro de uma combinação entre oxigênio, carbono e nitrogênio, decompõem a matéria orgânica, resultando em composto orgânico (terra rica em nutrientes)