Por que reduzir seu lixo?
Questione
No Brasil foram produzidos 62,78 milhões de toneladas de lixo (resíduo sólido urbano) em 2018. E gastamos 22 bilhões de reais dos cofres públicos apenas com a gestão desse tipo de descarte*. Aterros sanitários, lixões e os oceanos são os principais destinos para nossos descartes. Ou seja, o que jogamos na lixeira, apesar de enterrado, permanece entre nós e continua sendo um problema. Mas será que tudo que descartamos é lixo mesmo?
*Fonte: diagnóstico do manejo de resíduos sólidos urbanos 2018 (SNIS)
Lixo Zero x Desperdício Zero
O termo lixo zero foca no resíduo final e perpetua a ideia de que aquilo que não nos serve pode ser dispensado, desde que no lugar correto. Enquanto o desperdício zero nos faz reconsiderar o valor das coisas e de todo o caminho que elas percorrem para chegar até nós. Plástico vem do petróleo, vidro vem da areia, metais vêm de montanhas ou do solo, madeira já foi árvore. Ao descartar, estamos também descartando pedacinhos do planeta.
Nossa Responsabilidade
Nós dependemos dos recursos naturais para nossa sobrevivência e recebemos tudo de graça do planeta. Destruir a natureza, significa destruir aquilo que nos sustenta e a possibilidade de um futuro para as gerações seguintes. Qual seria nossa eco-responsabilidade enquanto cidadãos do mundo?
Transições ecológicas para um futuro sustentável
Existem muitas coisas que podemos fazer e todas elas envolvem repensar. Que tal questionar e investigar nossos hábitos, para repensar e agir por mais sustentabilidade?